Desparasitação

Todo o animal de estimação tem de ser desparasitado regularmente!

Canideos, Felinos, Roedores (coelho, porquinho-da índia, chinchila, hámster, furão, etc.), Repteis (tartaruga, dragão, camaleão, etc.), Espécies Pecuárias (cabra anã, mini pig, etc.), Aves (Papagaios, piriquitos, etc.)

Tal como os vírus, as parasitoses são na sua maioria zoonoses (doenças transmissíveis para o Ser Humano), sendo um dos principais riscos para a saúde das pessoas que coabitam com animais de estimação.
A frequência da desparasitação e a escolha do produto, tal como no protocolo vacinal depende do meio ambiente e do estilo de vida que o seu dono lhe proporciona. Por isso é importante que cada caso seja analisado individualmente. Deve-se procurar o Médico Veterinário para se definir o protocolo correcto de protecção anti parasitária.

Existem dois tipos de desparasitação, a desparasitação interna que actua essencialmente nos parasitas intestinais e a desparasitação externa, como o próprio nome diz, actua nos parasitas que vivem na zona externa do animal, os mais comuns são a pulga e a carraça.

https://www.cvetolivalbasto.pt/wp-content/uploads/2018/05/desparatizacao_2-1000x1000.jpg

Desparasitação interna

Os parasitas internos, são maioritariamente intestinais, são organismos que vivem durante a fase adulta no trato intestinal de um animal, alimentando-se dos nutrientes que o animal ingere e reproduzindo-se. Na fase larvar muitos alojam-se noutros órgãos vitais, fígado, pulmão, coração, etc,. Os principais parasitas intestinais são os nematodes vulgarmente conhecidos por “lombrigas” e os cestodes comummente chamados “ténias”.

A parasitose intestinal está entre as principais causas de morte em crias e é provavelmente a maior ameaça para a saúde das pessoas que com elas habitam, principalmente os grupos de risco, idosos e crianças.

Os nossos animais de estimação podem ser parasitados, através de fezes, água e alimentos contaminados e durante a gravidez. As larvas parasitam os fetos passando, através do sangue, a barreira da placenta materna, indo-se alojar no fígado. Durante o período de amamentação são ainda transmitidas através do leite. Na altura do nascimento todos as crias já apresentam uma carga parasitária considerável.

Uma correcta desparasitação interna antes de iniciar o protocolo vacinal é de extrema importância, para não dizer vital na sobrevivência das crias, de todas as espécies animais, incluindo a espécie humana.

Desparasitação externa

Os parasitas externos são seres vivos que invadem o pêlo do animal e alojam-se na pele e/ou canal auditivo, causando não só irritação/infecção (dermatites), mas também doenças graves para o animal e restantes membros da família que com ele interagem.

Os parasitas externos mais comuns são as pulgas, as carraças, flebótomos, mosquitos, ácaros e piolhos.

As doenças mais comuns transmitidas por estes parasitas externos são a Febre da carraça, Leishmaniose, Dirofilariose, etc.

Proteja o seu animal, proteja-se a si.