É do senso comum, que o número crescente de cães e de gatos excede a capacidade da sociedade em cuidar deles. Em consequência, muitos não têm abrigo e são eutanasiados ou morrem precocemente vítimas de acidentes, maus-tratos ou doenças. Esterilizar os animais de companhia é uma prática que pode fazer a diferença na vida dos animais e da sociedade.

Como sociedade devemos ponderar as consequências a longo prazo de não esterilizarmos os nossos animais de companhia. Os contribuintes gastam milhares de euros em impostos para controlar os milhares de animais abandonados nos centros de recolha animal públicos.
Os animais abandonados na via pública podem ficar doentes e disseminar doenças, ameaçar e morder crianças e adultos por medo. Esterilizar reduz o número dos animais de companhia que acabam deambulando pelas ruas, perdidos ou abandonados.
Esta é uma tragédia social que os cidadãos podem reverter esterilizando os seus animais de companhia. Mesmo o proprietário que se esforça para encontrar lares para cada cria que nasce, não é possível encontrar lugar digno para todos.

Para lutar contra as doenças de transmissão sexual e a sobrepopulação, Esterilização é a única solução!

A esterilização de animais de companhia é a chave para reduzir a tragédia dos animais abandonados. As comunidades que desenvolveram programas de esterilização viram o número dos animais de companhia mortos reduzirem em 30 a 60 %.

saiba mais aqui sobre o procedimento de esterilização.