Tal como nos seres humanos o exercício físico é tão importante como uma boa alimentação. O exercício físico não só melhora a saúde do seu animal, como é capaz de deixá-lo mais feliz.

Com a vida corrida que todos nós levamos nos dias de hoje, é difícil conseguirmos que o nosso animal se exercite corretamente. Alguns animais acabam por dormir muitas horas, comer mais do que precisam e exercitam-se muito pouco, o que levará a alterações comportamentais nos nossos animais. Por isso é muito importante antes de adquirirmos um animal, termos em conta as necessidades especificas desse animal e se elas se adequam ao nosso estilo de vida.

De que modo poderemos exercitar os nossos animais?

No caso dos cães que vivem em apartamentos existem várias formas de exercitá-los dentro de casa, escondendo objetos e petiscos em locais distintos; existem brinquedos onde pode esconder biscoitos, onde o cão precisa movimentar-se para remover o biscoito; pequenas caminhadas dentro de casa de um dono para o outro; peluches para simular outro cachorro com quem eles possam brincar correr e rebolar, etc. Nesta espécie é importante não descurar do exercício ao ar livre.

Para os felinos, que vivem em apartamento, já estão disponíveis várias formas para estimular o seu exercício, bolinhas, laser, arranhadores, brinquedos eletrónicos para perseguirem, ervas para lamberem, rebolarem, etc. Gatos mais calmos e curiosos podem ponderar colocar-lhe um peitoral e dar uma voltinha perto de casa.

Outras espécies, é importante que o local onde habitam tenha os estímulos suficientes para se entreterem ao longo do dia.

Animais com excesso de energia, nem sempre estas pequenas mudanças serão suficientes, nesses casos procure um profissional que possa ajudá-lo na quantidade e no tipo de exercício que o seu animal precisa.