Muitos donos enfrentam este problema. Sai para trabalhar e o seu animal começa a vocalizar. Quando volta, os outros moradores reclamam que o seu animal incomodou o dia inteiro.
Normalmente este problema está frequentemente associado aos canídeos. Os cães vocalizam por diversos motivos.
A boa notícia é que existem algumas coisas que pode fazer para se livrar das vocalizações do seu animal enquanto não está em casa.

Bloqueie a vista

Alguns animais vocalizam a estímulos externos, porque avistam algo estranho ou interessante. Muitos donos conseguem contornar esse problema bloqueando esses estímulos. Um exemplo: se seu animal vai para a varanda ou terraço vocalizar, uma opção é deixar a zona em questão fechada, tanto o vidro (pra evitar barulhos) quanto a cortina. Pode optar também por ligar a televisão, dando a impressão de que o animal não está sozinho e isso diminui a ansiedade de separação e consequentemente as vocalizações.

Exercite o seu animal

A vocalização pode ser porque o seu animal está entediado ou cheio de energia para gastar. Leve o seu animal para passear/brincar antes de sair para trabalhar, assim enquanto estiver fora, ele estará cansado e provavelmente passará o dia a dormir.

Dê-lhe algo para fazer

Outra forma de prevenir o tédio é dar ao animal algum tipo de entretenimento para mantê-lo ocupado, enquanto está fora. Um brinquedo recheado com biscoitos é uma boa saída, brinquedos com estímulos vocais/luzes, que levem o seu animal a perseguir. Há vários disponíveis no mercado.

Reforço positivo

Quando estiver em casa, use sempre o reforço positivo quando o animal parar de vocalizar ou, quando ele não vocalizar, enquanto vê algo em que normalmente o faria. Assim ele sabe que, quando se comporta bem, ganha atenção, carinho e biscoitos. É possível que resulte num comportamento melhor, quando não estiver em casa.

Treine o seu Animal

Se já experimentou de tudo e o seu animal continuar a vocalizar, pode ser uma boa ideia contratar um educador profissional para que ele analise o ambiente e o seu animal especificamente e forneça diversas outras formas de contornar o problema.


 
Uma dica muito importante para quem está a adquirir um novo animal de estimação, não se esqueça de avisar os seus vizinhos, da chegada deste novo membro e que nos primeiros dias provavelmente ele irá vocalizar, peça desculpas e diga que já está a trabalhar para resolver o problema. Pode inclusive apresentar o seu animal aos vizinhos, para que eles tenham um pouco mais de empatia com a situação. Quem sabe algum deles não o ajuda? 
 
No final, não se esqueça que a nossa postura em relação ao problema é que vai ditar o sucesso da sua resolução. Tenha paciência, seja calmo e assertivo, que tudo se resolve.